12 novembro 2015

Psicopedagogia e a terceira idade


Há já algum tempo que não falo sobre este assunto, mas continuo a verificar que é dos temas mais vistos aqui no blog. A psicopedagogia e a terceira idade.
A intervenção psicopedagógica, visa a uma inserção do idoso na sociedade, incentivando-o a ter um novo olhar para a sua vida, através de estímulos que despertem o seu desejo pelo (contínuo) saber. Esse saber, não se fica apenas pelo saber escolar, é um desejo de aprender e saber ainda mais com a vida.
Em sessões semanais (quer seja num centro de dia ou em lares) o psicopedagogo promove situações de desafios intelectuais com jogos, conversas, leituras e 'troca de saberes' que capacitam, reciclam e fomentam um grande bem estar pessoal, mantendo activo no idoso as capacidades que ainda tem intactas, facilitando a mudança de rotinas e desempenho na actividades quotidianas. A falta de estímulo intelectual premeia a estagnação cognitiva e consequentemente, falta de memória, atrofia cerebral, senilidade, entre outros.

Através de jogos de concentração, memos, sopa de letras, entre outros, feitos com idoso, apela-se à sua criatividade e interacção, permitindo uma melhoria nas suas faculdades mentais e sociais, bem como na sua auto-estima e bem estar.

Em futuros post's irei partilhar algumas actividades que visam esse bem estar e manutenção das capacidades de pessoas idosas. 


Imagem| reab.me

Nenhum comentário: