15 setembro 2015

Actividades lúdicas


Os jogos são um apoio fundamental para um bom desenvolvimento do crescimento do indivíduo. Além disso permite ao profissional, independentemente da área, conhecer o aluno e as suas dificuldades, os seus gostos, o seu à vontade, os pontos fracos e os pontos fortes.
Tornar um momento de maior angústia em diversão não significa apenas ultrapassar dificuldades, entraves ou bloqueios, acima de tudo permite ao indivíduo conhecer as suas capacidades, o que sabe, o que necessita apreender para ir mais além e reconhecer em si a capacidade de aprendizagem possível a qualquer um, respeitando o seu ritmo. Reforça também a auto-estima e despoleta a motivação em querer continuar a aprender a aprender.

Em casa, os pais poderão também desenvolver algumas actividades mais lúdicas que reforcem a aprendizagem e o conhecimento. Através da brincadeira, de jogos, o núcleo familiar torna-se mais unido, coeso e muito importante, divertido.

Através do jogo, o psicopedagogo trabalha algumas das dificuldades que lhe são reportadas, diagnosticadas, no sentido de facilitar uma melhoria no caminho contínuo do conhecimento e compreensão do que é transmitido ao aluno/adolescente.

Aqui deixo alguns exemplos do que podemos fazer, de forma a tornar agradável a compreensão sobre algo que por vezes gera bloqueio e ansiedade.
Fracções com lego. 

Fracções
Somar com lego

Somar com vários tipos de material

Somar com lego

Jogo de número. 
 Imagens retiradas do pinterest

Nenhum comentário: