19 junho 2015

Tarefas que se podem transformar num jogo de brincar



Sabemos que se torna mais fácil para as crianças pequenas aprenderem e colaborar através de jogos e do brincar. As tarefas que lhes vamos pedindo de acordo com o grau de desenvolvimento podem deixar de ser um tormento para pais e até mesmo professores e educadores quando lhes apresentamos o pedido em forma de desafio, de jogo, de brincadeira. A participação torna-se mais alegre, mais disponível, e começam a ganhar esse hábito de entre ajuda, de colaborar, o espírito de equipa começa a ganhar forma em tenra idade, aprendem através deste brincar. Por vezes debatemo-nos porque desejamos que as crianças comecem a ter algum sentido de responsabilidade e muitas vezes deparamo-nos com situações menos fáceis, de birras, de desmotivação, e de algum cansaço. Um local organizado permite uma maior tranquilidade e nesse sentido uma melhor predisposição à aprendizagem. As crianças, como disse anteriormente, de acordo com a sua idade e grau de desenvolvimento têm maior facilidade de colaborar se sentirem que participam num jogo, além disso podem usufruir da companhia e presença dos pais e educadores que os ajudam a crescer.
Há diversas tarefas apropriadas que as crianças podem fazer na fase da arrumação em casa ou na escola, dependendo da situação (no caso da escola, em sala de aula por exemplo, na hora de organizar material ou de o arrumar). 
Pense em criar tabelas com diferentes actividades para cada semana. Para diversificar, escreva todas as tarefas em pedaços de papel e coloque-os dentro de um copo ou taça. Peça para que as crianças sorteiem pedaços de papel do copo ou da taça e desenhe o esquema semanal com essas tarefas. As tarefas serão completamente aleatórias, e assim cada um fica com uma diferente em cada semana.


Jogos de limpeza

Depois de decidir em quais tarefas as crianças podem ajudar na limpeza da casa, é hora de deixar essas actividades com ar de brincadeira. As sugestões podem ser adaptadas para os jogos de limpeza de acordo com a idade, do interesse e das habilidades das crianças.
Roupa suja
Separe as meias das roupas que acabou de lavar e desafie quem consegue encontrar mais pares no menor espaço de tempo.
Desafie quem dobra as camisolas mais rápido.
Brinque ao serviço de entrega de roupa para guardar as que estão limpas nos armários e gavetas.
As crianças mais pequenas vão gostar de aprender a apertar os botões da máquina de lavar.

Limpeza do quarto
Brinque às lojas, faça pedidos dos itens que estão no chão e devem ser entregues à prateleira ou à caixa de brinquedos.
Escolha uma música que eles gostem e aumente o som e dancem enquanto arrumam a cómoda.
Use um cronómetro e ofereça um prémio para quem terminar primeiro de arrumar o próprio quarto.
Pratique habilidades com bolas de roupas, colocando as peças sujas no cesto de roupa a uma determinada distância.

Limpeza da cozinha
limpem fantasiados de empregados de mesa ou mordomos de uma mansão (a vossa).
Faça com que as crianças se sintam num filme de acção dando-lhes missões para cada uma.

Compre equipamentos de limpeza de brinquedos de cores coloridas (para os mais pequenos).
Finja que está a fazer um anúncio de um produto de limpeza que está autilizar.

Uso de tabelas de recompensa
As crianças respondem bem a elogios e reconhecimentos, é importante que o faça. Se elas sentirem que fizeram um bom trabalho e se divertiram, é provável que queiram continuar a participar nas tarefas de casa (ou escola). Uma maneira de reforçar positivamente as actividades é criar uma tabela de recompensas para elas, com uma estrela ou uma cara feliz para cada tarefa concluída com êxito. Uma semana com todas as tarefas concluídas pode gerar uma recompensa, como o prato favorito dela, um passeio a um local desejado, ao parque para fazer um picnic em família, uma actividade diferente do habitual, uma sessão fotográfica feita em família, etc.


Imagem retirada do google







Nenhum comentário: