04 junho 2015

Alimentação vs Concentração


Todos nós sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada permite um melhor desempenho nas atividades pedagógicas.  E mesmo que o ano lectivo esteja prestes a terminar, devemos manter esse equilíbrio. Há alimentos que  permitem um melhor desempenho do cérebro, aumentando a concentração e o poder de raciocínio. 
Nestas férias as crianças e adolescentes deverão brincar, relaxar, usufruir de tempos de lazer para descomprimir dos compromissos, exigências e objectivos propostos, mas deverão continuar munidos de uma rotina que lhes permita manter as capacidades adquiridas ao longo de um ano lectivo de trabalho.
Por isso não devem esquecer de continuar a comer com maior frequência estes alimentos que vos indico:

Leite (2 copos por dia)

Ovos, são um alimento muito rico em vitamina B12 que é importante na produção de glóbulos vermelhos e manutenção do sistema nervoso saudável.

Peixe, como por exemplo atum, o salmão e a sardinha, muito ricos em ómega 3, são óptimas opções para ajudar o cérebro a trabalhar melhor. Ómega 3 é a chamada gordura boa e também um dos componentes elementares da membrana externa das células cerebrais, através das quais se transmitem os sinais nervosos.

 Açafrão, uma especiaria que ajuda no foco e em atividades mais complexas.É um poderoso antioxidante, anti-inflamatório que ajuda na prevenção de doenças neurológicas além de combater os radicais livres ocasionados pelo stress.

Chocolate (de preferência o negro com maior teor de cacau)

Vegetais como o tomate (rico em vitaminas A, B e C) e beterraba (tem muita vitamina B e potássio). Os espinafres também são uma fonte de vitaminas, manganésio, ferro, fósforo e zinco. 

Bróculos, amigos da concentração, têm muita vitamina A e C, além de cálcio e potássio.

Óleos vegetais e sementes oleaginosas como as nozes.
Azeite, útil na melhoria do foco no trabalho, por possuir vitamina E.

Cereais como o arroz e o trigo.

Fruta que devem diversificar ao máximo, no entanto as bananas são ricas em ferro. Frutos vermelhos (morangos, amoras, framboesas, mirtilhos). Maçãs. Laranjas.

Fisetina é uma substância que existe nos frutos vermelhos e que desencadeia um processo que permite que o cérebro guarde memórias com maior facilidade e estabeleça relações mais fortes entre os neurónios, além de também estimular o amadurecimento das células nervosas. Além dos frutos vermelhos, a fisetina também existe nos espinafres, uvas, pêssegos e quivis.

Água (litro e meio de preferência)

Chá verde, possui flavonoides, o que facilita a irrigação das células, inclusive as do sistema nervoso. 

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