11 maio 2011

Ler em conjunto


Ler em conjunto com o seu filho(a) é uma excelente forma de reforçar a relação com a leitura e sons, para além de lhe permitir uma melhor auto-estima, reconhecer palavras, aprende outras desconhecidas, desenvolvendo a linguagem e capacidades de memorização.

Criar um ambiente propício à leitura em casa, podendo ser criado de acordo com a dinâmica familiar, num momento de acalmia, ao deitar por exemplo, lendo pequenos textos durante poucos minutos de forma a permitir-lhe gradualmente ir reconhecendo letras, sons, palavras e associando um momento tranquilo a uma actividade gratificante, como saber ler.

Poderá adquirir alguns livros com pouco texto e gravuras apelativas, numa primeira fase, junto de uma biblioteca ou livraria, variar os temas e ajudando ao estímulo dele(a) para com a leitura.
Aproveite para falar das imagens que lhe mostra, questione sobre as mesmas, sobre os objectos que o texto falou, questione onde está a personagem de que o texto fala, ajude-o a interagir e entrar 'dentro' da história. Cative-o(a).

Dê continuidade a esta actividade, à vossa actividade em conjunto, diariamente, e que se torne um momento empolgante para ambos, permitindo ao desenvolvimento gradual.

Um comentário:

Mariane Braga disse...

Gostei muito desse espaço! :)

Meu blog: http://blogcognicao.blogspot.com/

Beeijos!