07 junho 2010

Psicopedagogia e a terceira idade



O trabalho psicopedagógico com o idoso visa, basicamente reintegá-lo na sociedade. Estimular o cérebro da pessoa idosa, fomentar a produção de neurónios, incentivar a memória com exercícios, seja a través da leitura, da dança, dos jogos, do canto, do tocar um instrumento, de actividades manuais, tarefas que proporcionem prazer, uma espécie de ócio positivo... A intervenção psicopedagógica pode ir ao encontro de uma melhor qualidade de vida e proporcionar uma maior auto-estima, optimizando o tempo e a vida da pessoa idosa. Ainda são poucos, os passos dados nesta área.

7 comentários:

Anônimo disse...

ola
estou no 9 ano e fiz um teste de orientação vocacional onde o resultado foi psicopedagógico e gostaria de saber se psicopedagógico e psicopedagogia sao a mesma coisa?

PSICOPEDAGOGIA disse...

Olá Sandra , em primeiro lugar parabéns pelo magnífico blog, adorei, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você disponibiliza em seu blog e site o logotipo do meu site que está anexo, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, em troca estou disponibilizando em meu site uma página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado.Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site.

Abraços

Valeria

sónia disse...

Olá! Estive a ver alguns posts e parecem-me de extrema utilidade não só para pais como para adultos lidarem com diversas situações que surgem no dia-a-dia.
Muito Obrigado pelos esclarecimentos prestados. Continuação de bom trabalho!

Nathan (Artigo da Terceira Idade) disse...

Gostei desse artigo, importante informar com qualidade as pessoas na terceira idade, grupo cada vez mais numeroso.
Abraços !

Áquila C. Aureliano disse...

olá, sou pós graduanda em psicopedagogia e gostaria de saber se vocês podem me indicar alguma bibliografia referente a atuação do psicopedagogo com pessoas idosas.Obrigada

taismarapsicopedadoga disse...

Olá Sandra,
Parabéns pelo Blog adorei. Estou terminando o curso de psicopedagogia e me interessei pela publicação da Psicopedagogia e a Terceira idade, gostaria de divulgar em meu blog sobre este assunto, acredito que quanto mais informações forem divulgadas melhor será a qualidade de vida para aqueles que necessitam da Psicopedagogia.
Abraços

Guida disse...

Boa tarde Sandra, o meu nome é Margarida Soares e também conclui a licenciatura em Psicopedagogia da universidade Moderna de Lisboa.
Tirei várias formações complementare, a última das quais em Geriatria. Estou a tentar elaborar um projecto Psicopedagógico dentro desta área. Gostava muito de saber se existem livros onde nos possamos apoiar para trabalhar ao nível cognitivo, social e emocional com os idosos.

Muitos parabéns pelo blogue, tem temas muito importantes e úteis. Boa sorte para a tua carreira profissional.